Os benefícios comprovados do Psyllium para cães e gatos

psyllium

Psyllium é o nome da fibra derivada da casca das sementes de uma planta de nome científico Plantago ovata, muito utilizada na nutrição humana e animal devido às suas características que trazem benefícios à saúde. O Psyllium é uma fibra solúvel com uma grande capacidade de absorver água, formando um gel que traz umidade e viscosidade dentro do trato gastrointestinal.

Neste artigo vamos ver os benefícios comprovados do Psyllium para cachorros e para gatos.

Saúde Intestinal

Um dos principais benefícios do Psyllium é a sua capacidade de estimular os movimentos intestinais regulares. Isso é especialmente importante para animais de estimação que sofrem de constipação. Além disso, graças a sua capacidade de trazer água, ele umidifica as fezes, facilitando sua eliminação.

O Psyllium pode ser degradado pelas bactérias intestinais benéficas, por isso é considerado um potente prebiótico. Esse processo gera uma porção de benefícios:

– Fornece alimento para a microbiota intestinal, fundamental para saúde de todo o organismo. Uma microbiota saudável é necessária para um sistema imune competente e para o correto funcionamento das células intestinais.

– Forma compostos chamados de ácidos graxos voláteis. Um deles é o conhecido butirato, que é a principal fonte de energia dos enterócitos (célula encontrada no cólon) e ajuda a manter a saúde da mucosa do intestino grosso. Ainda é função dos ácidos graxos voláteis:  modulação do sistema de defesa, motilidade intestinal e atua como um agente anti-inflamatório no intestino.

Saúde metabólica

O Psyllium tem a capacidade de aumentar a saciedade, já que em contato com a água e alimentos, essa fibra aumenta muito de volume no trato gastrointestinal, favorecendo a perda de peso.

Outra capacidade muito interessante e bem documentada na literatura científica é a de reduzir a absorção de gordura, reduzindo os níveis de lipídeos no sangue (como colesterol, por exemplo)

Graças a sua capacidade de lentificar a absorção intestinal, as fibras do psyllium retardam a entrada de glicose no sangue, diminuindo os picos glicêmicos após a refeição. Isso é especialmente desejável para animais obesos e/ou com diabetes.

Por que utilizar Psyllium na alimentação de cães e gatos?

Em algumas condições e doenças comuns em cães e gatos podemos utilizar Psyllium como um coadjuvante, ajudando no tratamento e prevenção delas.

Psyllium para bolas de pelo em gatos

Devido ao hábito natural de se lamber, os gatos acabam ingerindo muito pelo. Esses pelos precisam ser eliminados pelo trato gastrointestinal, e a presença de Psyllium ajuda muito esse processo. Devido às suas características de trazer água para o bolo fecal e de estimular os movimentos peristálticos, facilitando a eliminação das bolas de pelos, o Psyllium evita problemas que elas poderiam causar. Vale lembrar que é relativamente comum gatos terem quadros graves de constipação, e essa fibra ajuda bastante a prevenir isso.

Perda de peso em cães e gatos

Infelizmente, o número de cães e gatos acima do peso vem crescendo muito nas últimas décadas. Isso ocorre porque o estilo de vida cada vez mais dentro de casa, somado a erros na alimentação com oferecimento de alimentos muito calóricos que temos a disposição hoje em dia, tornaram os animais mais sedentários e estimulados a ingerir alimentos humanos nada saudáveis.

A utilização de Psyllium na alimentação de cães e gatos obesos é altamente recomendada justamente por aumentar a saciedade, reduzir a absorção de gordura e regular os níveis de glicose no sangue após as refeições. Vale lembrar e as fibras do psyllium não contém calorias pois não podem ser digeridas, então, acrescentar elas em uma ração, por exemplo, reduzem o valor calórico total do alimento.

Conclusão

O Psyllium oferece uma série de benefícios para cães e gatos, principalmente devido à sua capacidade de promover a saúde intestinal e metabólica. Ao estimular movimentos intestinais regulares, umidificar as fezes e agir como um prebiótico, esse alimento contribui para a saúde geral do trato gastrointestinal e favorece o sistema imunológico dos animais. Além disso, suas propriedades de aumentar a saciedade, reduzir a absorção de gordura e regular os níveis de glicose são especialmente úteis no controle do peso e na prevenção de condições metabólicas como a diabetes. Portanto, a inclusão do Psyllium na alimentação de cães e gatos, especialmente em casos de constipação, bolas de pelo em gatos e obesidade, pode ser uma estratégia eficaz como coadjuvante no tratamento e na promoção da saúde dos nossos melhores amigos!

 

Referências bibliográficas:

FREICHE, V. et.al. Uncontrolled study assesing the impacto f a Psyllium-enriched extruded dry diet on faecal consistency in cats with constipation. Journal of Feline Medicine and Surgery, 2011. Acesso em: 02 janeiro 2024. 

Gibb RD, Sloan KJ, McRorie JW Jr. Psyllium is a natural nonfermented gel-forming fiber that is effective for weight loss: A comprehensive review and meta-analysis. J Am Assoc Nurse Pract. 2023 Aug 1;35(8):468-476. doi: 10.1097/JXX.0000000000000882. PMID: 37163454; PMCID: PMC10389520.

Mackei M, Talabér R, Müller L, Sterczer Á, Fébel H, Neogrády Z, Mátis G. Altered Intestinal Production of Volatile Fatty Acids in Dogs Triggered by Lactulose and Psyllium Treatment. Vet Sci. 2022 Apr 23;9(5):206. doi: 10.3390/vetsci9050206. PMID: 35622734; PMCID: PMC9145803.

MARLETT, J.Á.; KAJS, T.M.; FISCHER, M.H. An unfermented gel component of psyllium husk promotes laxation as a lubricant in humans. Am J Nutr, v.72, p.784-9, 2000. 

 

 

 

Compartilhe: