Função protetora da Fosfatidilcolina no trato gastrointestinal – Lâmina Técnica

Função protetora da Fosfatidilcolina

Nesta lâmina técnica apresentaremos a função protetora da Fosfatidilcolina na mucosa do trato gastrointestinaloutra. Com os dados mais recentes e abrangentes da literatura científica.

Como a Fosfatidilcolina protege a mucosa gastrointestinal?

A fosfatidilcolina (FC) é um fosfolipídeo derivado da colina. Os fosfolipídeos são uma classe de moléculas presentes na membrana celular dos mamíferos, atuando principalmente na estrutura delas. Neste artigo, apresentaremos outra função importantes da FC no organismo animal: A proteção da mucosa gastrointestinal. Na literatura, há relatos sobre a ação protetora da FC no trato gastrointestinal, ajudando a mitigar os efeitos dos processos inflamatórios desencadeados por contato com substâncias ácidas.

Em um estudo que submeteu cães à uma exposição da mucosa gástrica à bile concentrada, Eros et al. (2006) encontraram evidências da ação protetora da fosfatidilcolina. Os animais que receberam um tratamento prévio com essa molécula apresentaram menores indicadores da severidade do processo inflamatório, como uma menor taxa de degranulação de mastócitos e menor atividade de enzimas ligadas à inflamação.

 

O conteúdo completo está disponível em PDF

 

O conteúdo completo está disponível em PDF no link abaixo:

– Função protetora da Fosfatidilcolina no trato gastrointestinal –

 


A Biblioteca Vet Advance é um portal dedicado a Médicos Veterinários, desenvolvido por Zuppy Advance, linha Super Premium de alimentos para cães e gatos. Uma marca FVO Alimentos

 

Compartilhe: